Baseia-se em princípios como:
* Propriedade privada dos meios de produção.
* A transformação das força de trabalho em mercadoria.
* A acumulação do capital . [O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto.* A definição de preços é feita pelo mercado, com base na oferta e na procura
*A livre concorrência.
Origens:
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Fases:
• Primeira Fase : Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. • Primeira Fase : Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
• Segunda Fase : Capitalismo Industrial
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
· Primeiro estágio da era industrial: século XVIII
Tecnologias que introduziram a máquina a vapor;
Sistema de produção fabril com o padrão têxtil;Energia carbonífera;
· Segunda revolução industrial: final do século XIX
Transformação do ferro em aço; Substituição do vapor pela eletricidade;
Utilização do petróleo como combustível,
Principal ramo no século XX: a indústria automobilística;
· Terceira revolução industrial ou tecnocientífica: década de 1970 do século XX
Surgimento da microeletrônica, da transmissão de informação, a automação e a robotização dos processos produtivos.
As indústrias, utilizando máquinas à vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa. O capitalismo ganhava um novo formato. Muitos países europeus, no século XIX, começaram a incluir a Ásia e a África dentro deste sistema. Estes dois continentes foram explorados pelos europeus, dentro de um contexto conhecido como neocolonialismo.
O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizada de forma a não conduzir à expansão econômica e a impedir as mudanças sociais indispensáveis ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econômico integrado. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico manteve os chamados países do Terceiro Mundo à margem do processo da economia mundial em rápida evolução.
Terceira Fase : Capitalismo Monopolista-Financeiro
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário