Entender o espaço mais próximo requer enxergar a influência dos espaços mais distantes. A crise de crédito americana interfere na economia do cidadão brasileiro. As chuvas torrenciais de uma região, que destroem plantações, interferem nos preços do sacolão da sua cidade.
A globalização provoca a constituição de um mapa de exclusão e interfere diretamente na vida cotidiana das pessoas.
Globalização
O que é globalização? Globalização nos remete a economia, cultura, política de blocos hegemônicos e relações cotidianas.
..."Com o termo globalização, indica-se um fenômeno
econômico complexo em razão do qual o mundo todo
é/poderia/deveria ser um mercado único, no qual se
trocam mercadorias.
Para alguns países, a globalização é vivenciada
profundamente em todos os aspectos em que ela influ-
encia. Em outras localidades, ela acontece parcialmente
e, por último, em outras, ela está por acontecer, muitas
vezes como salvação para a economia local. O certo
mesmo é entendermos que a globalização é um processo que, para alguns, encontra-se num estado mais avançado, para outros, em desenvolvimento e, para muitos, no desejo
de que ela aconteça.
A globalização não acontece em todo o mundo e nem da mesma maneira.
Entende-se por globalização o processo de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade a partir de 1980, devido sobretudo ao crescimento vertiginoso dos principais centros das sociedades modernas. O fenômeno decorre basicamente da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da revolução da telefonia e da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, inclusive por meio de redes planetárias como a internet. Impulsionada por notáveis transformações tecnológicas e por uma onda de simpatia pelas teses ditas neoliberais, o fenômeno da globalização se consolidou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica na China.
Quando pensamos na globalização cultural, fica mais fácil compreendê-la. Algum tempo atrás, viajar pelas cidades do interior do país era viajar em mundos totalmente diferentes.
A globalização cultural, no Brasil, teve na programação dos canais de televisão e, principalmente, na Internet papel decisivo para a reconstrução cultural dos nossos hábitos. Mesmo que a maioria da população ainda não tenha acesso à Internet, a transformação dos hábitos se generaliza pela sociedade. Com isso, não se vê mais diferenças regionais e locais tão significativas. As pessoas vestem as mesmas marcas, comem os mesmos sanduíches, falam as mesmas gírias, comentam os mesmos programas e notícias...
Internet, Google, Youtube, MSN e Orkut interligam as pessoas em todos os cantos do mundo. As fronteiras internacionais caem; no mundo virtual não existem barreiras, fazemos parte do mundo globalizado. Podemos acrescentar que a globalização provocou um modo novo de pensar, em que as pessoas pensam como rede, tudo está relacionado e integrado, mesmo para quem dela não se beneficia.
Globalização econômica e cultural interfere diretamente na vida cotidiana das pessoas, positiva ou negativamente?
Avanços tecnológicos são indiscutíveis, principalmente com a informatização de todo o processo produtivo, das comunicações, da medicina e sua engenharia, da segurança e muito mais. Mas toda a população mundial é beneficiada ou faz parte desse mundo globalizado?
A globalização é um mecanismo ou processo "evolutivo" do sistema capitalista. Sistema este que, em última instância, visa ao lucro e por isso poucas pessoas fazem parte e muitas ficam de fora, pois não têm a capacidade de consumir.
No processo de internacionalização das empresas, a globalização econômica provoca fusões, que, na maioria das vezes, causam desemprego e uma maior desigualdade social.
O professor de economia, da UFBA, Paulo Balanço faz suas considerações:
"(...) A chamada globalização dos mercados apresenta-se como um sistema historicamente acabado, que se reproduz dentro de si mesmo preservando essa desigualdade indispensável à sua sobrevivência”.
Sendo a globalização um elemento estrutural do capitalismo, depreende-se que ela se faz presente desde quando a chamada fase da acumulação primitiva é deixada para trás e o capitalismo, ingressa na era de seu auto-desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário